Corrida = Day off no treino para manter a performance? - Débora Fernandes
Atividade Física

Corrida = Day off no treino para manter a performance?

07.06.2016

Oieee!!! Hoje basicamente só tenho uma dica para você: descanse! Sim, descanse!!!

 

“A Jaque enlouqueceu, só pode, logo ela que é viciada em corrida dizer isso??? Hahahahaha. Pois é, gente!!! Esse é o tema da nossa matéria de hoje!

Eu comecei a correr, digamos, tarde… então ainda estou ajustando as engrenagens por aqui! É bem diferente quando se começa cedo, lá na adolescência, pois motor novo dá menos problema, não é?!

Já treinei muito, e várias vezes sem descanso algum, já me machuquei, e aprendi que o descanso faz parte do treino e deve ser cumprido tanto quanto o longão, os tiros, etc.

E tem mais: ainda conheço pessoas que treinam sem descanso algum (há pouco tempo conhecia eu mesma hahaha), só que isso cedo ou tarde vai te mostrar que não vale a pena, ainda mais quando você parar no ortopedista, fisioterapeuta ou até no clinico geral, pois o desgaste do treino excessivo derruba a imunidade, e daí o resfriado, ou até doenças piores podem aparecer! Não só isso, você pode ainda ficar aquém da performance que poderia ter!

A gente sabe que a consistência do treino é importante para se gerar resultados, porém treinar ininterruptamente por dias e até meses, sem descanso pode se tornar contraprodutivo.

Isso porque, basicamente, o exercício físico tem um objetivo: agredir o organismo e posteriormente reconstruir o que foi “quebrado”. Com ele nós sofremos microlesões na musculatura, e quando recuperada, esta se torna mais forte do que a que foi lesionada, e esse processo tende a se repetir, nos tornando mais fortes, e consequentemente trazendo resultados.

O problema é que após a continuidade do treinamento, “detonando” o corpo, sem descanso, acabamos minando nossa capacidade de recuperação, de reconstrução, quando o corpo recebe mais danos do que pode recuperar, e isso pode gerar diversos problemas, entre eles, o overtraining, perda de massa magra, de força, de vontade de treinar, etc.

Então, você sabe o que é overtraining? Nada mais é do que quando o corredor, por exemplo, treina mais do que seu corpo suporta. Como eu disse antes, forçou o motor e daí… tem que parar, trocar o óleo, ajustar as peças, hahahahahah

Reconhecer o overtraining muitas vezes não é fácil, até porque muitas vezes se confunde com a fadiga do treinamento. Porém existem alguns sintomas que ajudam a identifica-lo: cansaço anormal, irritabilidade, perda de apetite, de vontade de treinar, de força, contusões frequentes, insônia, depressão, ansiedade, etc.

E aí, se você chegou nesse ponto, o que fazer??? DESCANSAR, se alimentar adequadamente e esperar a total recuperação!

Só que, não espere chegar a esse ponto. Se quer manter e melhorar sua performance, descanse! Para manter a performance, e melhorá-la, temos que seguir três fatores: treinamento, alimentação saudável, e descanso!

O dia do descanso deve ser programado de acordo com os teus treinos, e de acordo com teus objetivos! Existem dois tipos de descanso: o day off: (dia de lagartear no sol) e descanso ativo (dia de praticar alguma atividade de predominância metabólica diferente)!

Eu sugiro ter sempre um day off! A não ser que você tenha um treinador e ele programe um descanso ativo corretamente, porque senão você pode em vez de descansar ativamente, estar treinando, e essa não é a intenção!

É estranho e no início bate aquele pânico geral: “Se não treinar vou engordar”! “Sem treino não vou conseguir baixar aquele tempo”! “O que eu faço….hahahahha

Mas tudo isso é normal, depois acostuma ter aquele dia que você pode levantar cedo sem a correria de fazer café da manhã, contando o tempo, depois tomar o pré-treino, esperar os minutos se passarem, ir correr, sabendo que em tanto tempo tem que estar de volta para ir trabalhar! Daí chega, toma banho, espera o corpo desacelerar para poder colocar a roupa e ir pro trabalho! Ou então, chegar em casa a tarde e saber que não precisa já ir se organizando para ir treinar, mesmo já estando cansada, e as vezes com aquela pequena vontade de matar o treino, mas vai assim mesmo, termina o treino (as vezes começa) já noite, sem sol, e com muito frio! Hahahaahahhaah

É assim gente, dia com treino você anda parece a 100km/h todo o dia, já no day off parece que está a 20km/h…. mas vai acostumando, ainda mais quando você se conscientiza de que descansar é sinônimo de treino, faz parte dele, é nesse dia que você se recupera pra voltar mais forte.

Então, independente do teu objetivo, DESCANSE! Lembre-se: descanso não é dia colocado fora, na verdade é dia de reconstrução! Dia de obter o máximo dos treinos que você fez para treinar mais no dia seguinte, ok?!

Sendo esta a dica de hoje, desejo uma ótima semana muitoooo corrida (tá, com corrida então ☺), com um bom descanso (de pernas pro ar, ok!), e até a próxima!!!!!!!!!!

Para receber conteúdos exclusivos, cadastre seu email em nossa newsletter 😉

Postado por

Débora Fernandes

Deixe seu recado!

Débora FernandesCorrida = 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre - Débora Fernandes

[…] = ensaio externo Nicole Silva Catalunha DIETA = bolo de ‘aipim’ light. Corrida = Day off no treino para manter a performance? Maquiagem = Técnica de Contorno, chegou pra ficar!!! MALTÊS = MANCHA DE LÁGRIMAS […]